Featured Posts
Recent Posts

Exames de Proficiência de Inglês: Tipos e Finalidades


Exames de Proficiência de Inglês: Tipos e Finalidades ielts toefl michigan cambridge the english teacher aulas particulares de ingles via skype presenciais sao jose dos campos sao paulo brasil online aprenda ingles aulas professores particulares homem digitando no laptop computador notebook carro cinto de segurança

Os principais exames de proficiência de inglês para ingressar em uma universidade no exterior são o TOEFL e o IELTS.

Existem ainda, os exames aplicados pelas Universidades de Michigan, dos Estados Unidos, e de Cambridge, no Reino Unido. E que são para fins profissionais, além de objetivos acadêmicos.

Saiba mais como cada um funciona:

TOEFL

O exame do TOEFL é aplicado via internet e avalia as habilidades de reading, listening, speaking e writing. E é oferecido em datas fixas, mais de 50 vezes por ano.

Você pode fazer sua inscrição online, através do site www.ets.org.br

E no próprio site, você encontra a relação dos locais onde são aplicadas as provas e as datas disponíveis. O ideal é que você se inscreva 3 ou 4 meses antes da data desejada, para reservar sua vaga.

O teste é realizado em um dia e dura em torno de 4 horas e a pontuação pode totalizar 120 pontos, ou seja, cada habilidade vale 30 pontos. E é válido por dois anos.

Apesar do mínimo exigido ser de 61 pontos, as boas universidades exigem 90 pontos ou mais. Por exemplo, Harvard, Columbia e Yale exigem mais de 100 pontos. E inclusive, você pode usar as pontuações do TOEFL para atender a algumas exigências para solicitação de visto para a Austrália e Reino Unido.

IELTS

A prova do IELTS, assim como o TOEFL, avalia as habilidades de reading, listening, speaking e writing e a parte escrita tem duração de 3 horas, a 3 horas e meia e é válido por 2 anos também.

A etapa oral é agendada pelo British Council, podendo ser realizada uma semana antes ou até uma semana depois da data oficial. Essa etapa é com um entrevistador presencial e tem duração de cerca de 15 a 20 minutos.

A pontuação da prova varia de 0 a 9, onde 0 significa que o seu nível de inglês é muito baixo, a até 9, indicando que seu inglês é avançado.

Você pode fazer sua inscrição pelo site www.britishcouncil.org.br e escolher o local e a data. E assim que a inscrição for efetuada, você recebe por e-mail todas as informações, em no máximo 7 dias antes da data da prova.

Existem duas versões: Academic e General Training.

O Academic é indicado para quem quer ingressar em uma universidade estrangeira e a versão General Training é exigido para obter visto de trabalho ou imigração.

O interessante é que, no momento da inscrição, o candidato tem direito de cadastrar até 5 instituições para envio gratuito de suas notas.

Então, se você está pretendendo fazer um curso de graduação ou pós-graduação em uma universidade estrangeira, precisa fazer os exames de proficiência de inglês e os mais aceitos são o TOEFL e o IELTS.

Cambridge e Michigan

Já para quem tem objetivos mais voltados ao campo profissional, ou mesmo para imigração, os testes aplicados por Universidades é um caminho mais indicado do que o TOEFL ou o IELTS.

Isto porque estes testes não possuem data de validade e apresentam resultados diretos, indicando se o candidato foi aprovado ou reprovado, ao contrário dos outros dois citados mais cedo neste artigo.

O exame aplicado pela Universidade britânica de Cambridge pode ser feito em mais de 2700 instituições ao redor do mundo.

Existem três tipos mais comuns da certificação de Cambridge:

  • FCE (First Certificate in English): Indicado para quem quer obter o primeiro certificado de proficiência da língua inglesa;

  • CAE (Certificate of Advanced English): Confere o nível de proficiência em inglês do nível Avançado, que já é aceito por muitas empresas e universidades, como validade de conhecimento em inglês para trabalho e/ou estudo;

  • CAP (Certificate of Proficiency in English): É o nível mais alto de certificação oferecido pela Universidade de Cambridge. Ao que obtêm este certificado, considera-se com nível de proficiência em inglês Fluente.

Para conferir um centro autorizado perto de você, para prestar o exame, acesse o site http://www.cambridgeenglish.org/br/find-a-centre/find-an-exam-centre/.

Já o exame aplicado pela Universidade de Michigan, nos EUA, possui duas modalidades:

  • ECCE (Examination for the Certificate of Competency in English): Exame de nível intermediário, composto por quatro sessões, Redação, Compreensão oral, Vocabulário e Compreensão de texto, além de um teste oral.

  • ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English): Exame de nível avançado, composto por seis sessões, Redação, Compreensão oral, Estrutura, Gramática, Vocabulário e Compreensão de texto, além de um teste oral.

Para conhecer mais detalhes e encontrar um centro autorizado para a realização do exame, acesse o site https://michiganassessment.org/test-takers/tests/ecpe/.

O ideal é que, antes de você escolher por um deles, procure compreender qual o objetivo pretende atingir. Isso porque os formatos dos exames são diferentes, assim como os resultados de cada um deles poderão ser utilizados para finalidades diferentes.

Independente de qual for a sua escolha, saiba que a preparação e estudos são muito, mas muito importantes. E nós iremos te ajudar com os exames de proficiência em inglês! Para saber como, entre em contato conosco hoje mesmo e comece a se preparar. Pois, quanto melhor estiver preparado, maiores serão suas chances de obter bons resultados nas provas.

Bons estudos e boas provas!