Featured Posts
Recent Posts

TOEFL ou IELTS: Conheça as diferenças e saiba como escolher qual exame fazer


cerimonia gradução alunos se formando universidade americana toefl ielts preparatório exame proficiência tet the english teacher aulas particulares de ingles resultados aprovados estratégias técnicas dicas estudo preparação professores particulares

Os exames de proficiência em inglês são objetivos muito comuns e importantes para quem estuda a língua inglesa. Tanto o TOEFL como o IELTS são exames de proficiência requisitados por várias universidades do mundo inteiro, para a admissão em seus cursos.

Os dois exames aplicam, basicamente, as mesmas provas, constituídas de leitura, conversação, redação e compreensão.

Embora tenham as mesmas finalidades, existem algumas diferenças. Veja quais são e saiba como escolher qual atende melhor ao que você precisa.

Como é a pontuação

As provas do TOEFL têm uma pontuação que varia de 0 a 120 pontos, sendo 30 pontos para cada competência. Sendo que 61 pontos é o mínimo exigido. Agora, para você ter uma ideia, as boas universidades requerem acima de 90 pontos, podendo chegar até a mais de 100. Como por exemplo, Harvard e Columbia.

Já o IELTS, varia de 0 a 9, onde 0 significa que você não sabe inglês (e é hora de começar a acelerar os estudos) e 9, que possui nível de inglês fluente. O mínimo exigido é de 6 pontos.

Lembrando que é sempre importante que você acesse o site da universidade que deseja estudar, para verificar qual é a pontuação exigida. Pois isso varia de uma para outra.

Sobre a prova e onde fazer

As inscrições dos dois exames são feitas pelos sites oficiais. Clique AQUI para se inscrever para o TOEFL e AQUI para o IELTS (sites em inglês).

No caso do TOEFL, a prova é toda realizada no computador, inclusive a conversação (Speaking). E as provas são de múltipla escolha.

Já no IELTS, as provas de Reading, Listening e Writing são feitas no mesmo dia, em papel e o Speaking é com um examinador presencial, uma semana antes ou depois.

O tempo de duração das provas do TOEFL é de quatro horas e do IELTS é de três, a três horas e meia, para a parte escrita e a parte oral, dura em torno de 15 a 20 minutos.

Para as Seções Reading e Listening, o TOEFL utiliza questões de múltipla escolha, enquanto que no IELTS, o candidato precisa copiar as palavras do texto ou da conversação.

Tanto no site do IELTS quanto do TOEFL, você encontra os locais onde as provas são realizadas, assim como datas e valores das inscrições.

E qual escolher?

De uma maneira geral, o TOEFL é mais aceito nos Estados Unidos e o IELTS em países da Europa, na Nova Zelândia e Austrália.

Por isso que é importante você fazer uma pesquisa antes, para saber qual exame a universidade que deseja estudar exige.

Uma dica é você acessar o site de cada um dos exames e baixar as provas disponibilizadas. Desta forma, você pode avaliar com a qual se sente mais confortável, além de entender como cada exame funciona.

Então, independente de qual exame você escolher, saiba que a preparação é fundamental. Você precisa se dedicar, caso seu desejo seja estudar em uma universidade no exterior.

Procure assistir noticiários e documentários em inglês e fazer leitura de artigos acadêmicos. O ideal é que você tenha contato com a língua inglesa todos os dias, tornando ela parte do seu dia a dia.

Por isso, aqui no The English Teacher, utilizamos métodos para que o aprendizado do inglês se desenvolva de modo natural e conforme as necessidades e desejos de cada aluno.

No Preparatório para Exames do TET focamos em Estratégias Específicas para cada prova e cada parte (Reading, Listening, Speaking e Writing), te direcionando sempre ao melhor resultado.

Quer saber mais sobre como nós iremos te ajudar com os exames de proficiência em inglês? Entre em contato conosco hoje mesmo e comece a se preparar. Pois, quanto melhor estiver preparado, maiores serão suas chances de obter bons resultados nas provas.

Bons estudos e boas provas!