Featured Posts
Recent Posts

Tudo sobre o exame IELTS: Saiba como funciona e o que é preciso para fazer a prova


prova teste exame exam test ielts proficiency proficiência como funciona o que significa tipos de testes pessoa escrevendo em formulário aluno professor particular aulas particulares de ingles preparatório para exames toefl

Você sabe o que é IELTS? A sigla significa International English Language Testing System e é um dos exames de proficiência da língua inglesa mais populares do mundo.

É organizado pelo British Council, pelo IDP: IELTS Australia e pelo Cambridge English Language Assessment e é solicitado por inúmeras instituições de ensino internacionais para avaliar o nível de inglês do estudante.

Saiba, antes de mais nada, que o IELTS é o único exame aceito para fins de imigração. Por exemplo, se a sua ideia é obter um visto para residir ou estudar no Reino Unido, este é um dos exames exigidos.

Lembrando que o exame não é válido somente para o Reino Unido ou Austrália. Ele é aceito nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, África do Sul, entre outros países.

Existem três tipos: Academic, General e UKVI (ou Life Skills).

Para poder estudar em uma Universidade no exterior para fazer uma graduação ou pós-graduação, é necessário fazer o IELTS Academics; em casos para obtenção de visto de imigração ou de trabalho, é exigido o General e o UKVI é se você pretende se mudar ou estudar no Reino Unido.

Como funciona

Você precisa fazer a inscrição no site do British Council. No próprio site, é possível encontrar uma lista das unidades aplicadoras do exame.

No momento da inscrição, você deve escolher uma data para fazer a prova. E a etapa oral, é agendada pelo British Council, podendo ocorrer uma semana antes ou uma semana depois da data que você marcou.

Mas, na maioria das vezes, essa entrevista é agendada um ou dois dias antes.

Você pode ficar tranquilo porque todas as orientações são enviadas por e-mail, em torno de sete dias antes da data da prova.

E é muito importante, no momento da inscrição, escolher para qual IELTS você deseja aplicar. O British Council não se responsabilizará por qualquer informação errada.

Como é a prova

A prova do IELTS é dividida em:

  • Listening – interpretação oral

  • Reading – interpretação escrita

  • Writing – redação

  • Speaking – conversação

Todas as provas são escritas, com exceção do Speaking, que é feita diante de um avaliador. Ela vai testar como você fala, se expressa, se entende o que é perguntado, entre outros aspectos.

Resultados da prova

Saiba que o IELTS não aprova nem reprova. O teste consiste em uma escala que vai de 0 a 9, onde é feita uma média das provas.

E, dependendo do nível atingido, o candidato será classificado em “não usuário da língua” a até “totalmente proficiente”. E a maioria das instituições estrangeiras exigem uma nota mínima para aceitar seus candidatos.

Somente na versão Life Skills que o candidato não recebe essas notas, e sim, aprovado ou não aprovado.

Vale lembrar

Caso você esteja pensando em fazer a prova do IELTS, lembre-se de inserir todos os seus dados corretos, pois é o nome que vai aparecer no certificado oficial. No dia da prova, é preciso levar seu RG ou passaporte original.

As entrevistas orais não são realizadas no mesmo dia das provas e, em alguns casos, podem ser agendadas para um endereço diferente. Mas você receberá todas as orientações por e-mail.

E um ponto muito interessante: no ato da inscrição, você pode cadastrar até 5 instituições para o envio de suas notas, sem custo algum. Somente após o prazo de inscrição, esse envio é cobrado.

Então, está pensando em fazer o IELTS? Acesse o site oficial e veja todas as informações.

Quer saber como nós podemos te ajudar com o exame IELTS? Entre em contato conosco hoje mesmo e comece a se preparar. Pois, quanto melhor estiver preparado, maiores serão suas chances de obter bons resultados na prova.

Bons estudos e boa prova!