
Quando se está aprendendo uma nova língua ou até mesmo se aprofundando nela, a leitura é aliada importante nesse processo. Entretanto, quando começamos a ler em outra língua encontramos inevitavelmente alguns desafios. Como o vocabulário de cada língua é vasto e há os falsos cognatos, muitos leitores iniciantes travam e por vezes desistem de continuar a leitura, seja ela é de um livro ou de um artigo.
Pensando nisso, nesse post iremos abordar Duas Estratégias para você Começar e Continuar a Ler em outras línguas.
As duas estratégias são Skimming e Scanning.
Sabe quando você começa a ler um texto e não tem ideia do que se trata? Você lê um parágrafo inteiro e ao final dele, não entendeu nada?
Isso acontece, normalmente, quando você parece tropeçar em tal texto, sem muito conhecimento prévio sobre o mesmo. Muitas vezes nem o título ajuda. O título pode ser inclusive uma palavra que você desconhece e não te dá indicações alguma sobre o tema.
Quando tentamos ler dessa forma, seja um trecho de um artigo ou de livro, ficamos naturalmente frustrados, pois perdemos muito tempo.
É aí que nossa primeira estratégia entra para nos ajudar e essa é a técnica chamada de Skimming.
Skimming é uma técnica de leitura rápida que tem como foco um olhar superficial sobre o texto como um todo.
A ideia dessa técnica é passar os olhos em todos os parágrafos (ou se o texto for muito longo, pelo menos nos três primeiros) sem se atentar aos detalhes. Nesse passo não fazemos a leitura de frases completas, por exemplo. O que buscamos é encontrar palavras-chaves que nos deem indicação sobre o assunto principal da publicação.
Essas palavras-chaves, que podem ser repetidas, parecidas ou relacionadas, nos dão uma ideia sobre o que o autor irá falar a respeito em sua obra. Como essa técnica se trata de um olhar superficial, buscamos nos atentar às palavras que nos chamam atenção ao passar o olho pelo texto, já que se trata de uma estratégia de leitura rápida.
Assim, concluído esse passo, é possível que você já se sinta confiante para iniciar a leitura completa, uma vez que o conhecimento das palavras-chaves traz segurança para o leitor e ajuda o mesmo a não ficar perdido nos parágrafos.
Caso contrário, seguimos para a segunda estratégia chamada Scanning.
Antes de falarmos sobre essa, vejamos esse exemplo de Skimming em um trecho de um artigo retirado do exame TOEFL iBT.
Trecho original sem marcações:

E aí, você tentou ler o texto? Se sim, como foi? Acredito que sua resposta seja entre difícil e muito difícil, a não ser que você esteja acostumado a ler artigos científicos em Inglês.
Então vejamos agora esse mesmo trecho com marcações feitas após a aplicação de Skimming:

Após aplicar a estratégia de Skimming, identificamos palavras-chaves que não são exatamente muito complexas para os diferentes níveis de conhecimento na língua. Vimos que o artigo fala sobre a Terra, outros planetas, meteoritos, atmosfera, material biológico, sobrevivência de bactérias, micróbios, órbitas, cometas, água, sistemas estelares, radiação ultravioleta, entre outros.
Talvez você ainda não tenha certeza do que se trata o texto como um todo, mas uma boa ideia já dá pra se ter. Muito mais do que aquela primeira olhada no texto sem marcação, não?
Então vejamos agora como funciona o Scanning e como podemos aprofundar na leitura desse mesmo texto.
Scanning é um processo de buscar por informações específicas no texto. Nesse passo, como já sabemos do que se trata o artigo em geral, o que queremos é encontrar mais informações que tragam uma compreensão mais substancial do que está escrito.
Ao contrário do primeiro passo, onde em Skimming, buscamos por apenas palavras-chaves, em Scanning buscamos por frases ou expressões, normalmente onde já fizemos as marcações prévias.
Nesse momento, tentamos entender as ideias que estão por trás das palavras marcadas e como elas se conectam, o que nos ajuda a ter um olhar mais detalhista sobre a publicação. Ao olharmos e buscarmos os detalhes na obra, acabamos por ampliar nosso conhecimento e percepção da mesma.
Nessa técnica também buscamos manter a leitura rápida, portanto não iremos ler o texto completo, apenas as porções que estão diretamente antes e/ou depois das palavras destacadas previamente.
E é importante ressaltar que ainda não é interessante fazer a leitura completa do texto, caso haja muitas palavras marcadas, o que te levaria a ler muitas frases. Foque apenas naquelas que fazem mais sentido para você e são de mais fácil compreensão.
Veja no exemplo a seguir que não focamos em todas as marcações prévias:

Com o processo de Scanning concluído, somos capazes de compreender um pouco mais (e bem melhor) o artigo entitulado "Panspermia".
Descobrimos que Panspermia é um hipótese sobre a origem da vida ter acontecido fora do planeta Terra. Essa hipótese tem como base a ideia de que esporos de vida podem sobreviver no espaço e viajar entre sistemas solares através da pressão da radiação solar.
No segundo parágrafo vemos que há discordâncias e que também acredita-se que micro-organismos não seriam capazes de sobreviver ao dano causado pela radiação ultravioleta e pelos raios cósmicos.
Conforme continuamos a leitura, encontramos mais detalhes sobre tanto a hipótese quanto aos argumentos contra ela.
Nesse momento, entretanto, o que mais nos interessa é o seguinte: entender que o artigo aborda uma hipótese científica sobre a origem da vida e se ela poderia ter ocorrido fora do nosso planeta.
Isso basta para que o leitor faça uma leitura com mais segurança de um escrito denso como esse, que usa de vocabulário científico.
Aí, após concluídas as primeiras etapas de Skimming e Scanning, é encorajada a leitura completa do artigo ou texto.
Dicas para Leitura Completa
Ao iniciar a leitura completa, caso ainda sinta algum tipo de insegurança, vá com calma e busque não se prender a detalhes e palavras desconhecidas. Se permita ler o texto completo mais de uma vez (e quantas vezes forem necessárias) e pelo menos na primeira vez não pare a leitura para buscar significados em dicionários. Por mais que você não entenda tudo, continue lendo até o final, para que você tenha uma ideia completa da obra.
Quando chegar ao final, se ainda existirem dúvidas, leia novamente e aí sim busque o vocabulário para uma compreensão mais profunda.
Ao pesquisar vocabulário, dê preferência para os dicionários da própria língua e evite usar o Google tradutor, pois nem toda tradução literal é correta.
Alguns dicionários em inglês para você usar:
https://www.merriam-webster.com/
https://www.thefreedictionary.com/
Gostaria de conhecer nosso método e teachers?
Agende sua Aula Experimental Gratuita de Inglês, Espanhol, Francês e/ou Alemão aqui!