Featured Posts
Recent Posts

2 Estratégias para Ler em Outras Línguas (com Exemplos)


skmming scanning estratégia técnica leitura inglês espanhol alemão francês livro livros reading

Quando se está aprendendo uma nova língua ou até mesmo se aprofundando nela, a leitura é aliada importante nesse processo. Entretanto, quando começamos a ler em outra língua encontramos inevitavelmente alguns desafios. Como o vocabulário de cada língua é vasto e há os falsos cognatos, muitos leitores iniciantes travam e por vezes desistem de continuar a leitura, seja ela é de um livro ou de um artigo.


Pensando nisso, nesse post iremos abordar Duas Estratégias para você Começar e Continuar a Ler em outras línguas.


As duas estratégias são Skimming e Scanning.


Sabe quando você começa a ler um texto e não tem ideia do que se trata? Você lê um parágrafo inteiro e ao final dele, não entendeu nada?

Isso acontece, normalmente, quando você parece tropeçar em tal texto, sem muito conhecimento prévio sobre o mesmo. Muitas vezes nem o título ajuda. O título pode ser inclusive uma palavra que você desconhece e não te dá indicações alguma sobre o tema.

Quando tentamos ler dessa forma, seja um trecho de um artigo ou de livro, ficamos naturalmente frustrados, pois perdemos muito tempo.


É aí que nossa primeira estratégia entra para nos ajudar e essa é a técnica chamada de Skimming.


Skimming é uma técnica de leitura rápida que tem como foco um olhar superficial sobre o texto como um todo.

A ideia dessa técnica é passar os olhos em todos os parágrafos (ou se o texto for muito longo, pelo menos nos três primeiros) sem se atentar aos detalhes. Nesse passo não fazemos a leitura de frases completas, por exemplo. O que buscamos é encontrar palavras-chaves que nos deem indicação sobre o assunto principal da publicação.

Essas palavras-chaves, que podem ser repetidas, parecidas ou relacionadas, nos dão uma ideia sobre o que o autor irá falar a respeito em sua obra. Como essa técnica se trata de um olhar superficial, buscamos nos atentar às palavras que nos chamam atenção ao passar o olho pelo texto, já que se trata de uma estratégia de leitura rápida.


Assim, concluído esse passo, é possível que você já se sinta confiante para iniciar a leitura completa, uma vez que o conhecimento das palavras-chaves traz segurança para o leitor e ajuda o mesmo a não ficar perdido nos parágrafos.

Caso contrário, seguimos para a segunda estratégia chamada Scanning.


Antes de falarmos sobre essa, vejamos esse exemplo de Skimming em um trecho de um artigo retirado do exame TOEFL iBT.


Trecho original sem marcações:

TOEFL IBT reading practice test preparatório exame de proficiência aulas online particular leitura técnica estratégia reading technique strategy skimming scanning artigo científico livro texto scientific article book text

E aí, você tentou ler o texto? Se sim, como foi? Acredito que sua resposta seja entre difícil e muito difícil, a não ser que você esteja acostumado a ler artigos científicos em Inglês.


Então vejamos agora esse mesmo trecho com marcações feitas após a aplicação de Skimming:


TOEFL IBT reading practice test preparatório exame de proficiência aulas online particular leitura técnica estratégia reading technique strategy skimming scanning artigo científico livro texto scientific article book text

Após aplicar a estratégia de Skimming, identificamos palavras-chaves que não são exatamente muito complexas para os diferentes níveis de conhecimento na língua. Vimos que o artigo fala sobre a Terra, outros planetas, meteoritos, atmosfera, material biológico, sobrevivência de bactérias, micróbios, órbitas, cometas, água, sistemas estelares, radiação ultravioleta, entre outros.

Talvez você ainda não tenha certeza do que se trata o texto como um todo, mas uma boa ideia já dá pra se ter. Muito mais do que aquela primeira olhada no texto sem marcação, não?


Então vejamos agora como funciona o Scanning e como podemos aprofundar na leitura desse mesmo texto.


Scanning é um processo de buscar por informações específicas no texto. Nesse passo, como já sabemos do que se trata o artigo em geral, o que queremos é encontrar mais informações que tragam uma compreensão mais substancial do que está escrito.

Ao contrário do primeiro passo, onde em Skimming, buscamos por apenas palavras-chaves, em Scanning buscamos por frases ou expressões, normalmente onde já fizemos as marcações prévias.

Nesse momento, tentamos entender as ideias que estão por trás das palavras marcadas e como elas se conectam, o que nos ajuda a ter um olhar mais detalhista sobre a publicação. Ao olharmos e buscarmos os detalhes na obra, acabamos por ampliar nosso conhecimento e percepção da mesma.

Nessa técnica também buscamos manter a leitura rápida, portanto não iremos ler o texto completo, apenas as porções que estão diretamente antes e/ou depois das palavras destacadas previamente.

E é importante ressaltar que ainda não é interessante fazer a leitura completa do texto, caso haja muitas palavras marcadas, o que te levaria a ler muitas frases. Foque apenas naquelas que fazem mais sentido para você e são de mais fácil compreensão.


Veja no exemplo a seguir que não focamos em todas as marcações prévias:


TOEFL IBT reading practice test preparatório exame de proficiência aulas online particular leitura técnica estratégia reading technique strategy skimming scanning artigo científico livro texto scientific article book text

Com o processo de Scanning concluído, somos capazes de compreender um pouco mais (e bem melhor) o artigo entitulado "Panspermia".

Descobrimos que Panspermia é um hipótese sobre a origem da vida ter acontecido fora do planeta Terra. Essa hipótese tem como base a ideia de que esporos de vida podem sobreviver no espaço e viajar entre sistemas solares através da pressão da radiação solar.

No segundo parágrafo vemos que há discordâncias e que também acredita-se que micro-organismos não seriam capazes de sobreviver ao dano causado pela radiação ultravioleta e pelos raios cósmicos.

Conforme continuamos a leitura, encontramos mais detalhes sobre tanto a hipótese quanto aos argumentos contra ela.


Nesse momento, entretanto, o que mais nos interessa é o seguinte: entender que o artigo aborda uma hipótese científica sobre a origem da vida e se ela poderia ter ocorrido fora do nosso planeta.

Isso basta para que o leitor faça uma leitura com mais segurança de um escrito denso como esse, que usa de vocabulário científico.


Aí, após concluídas as primeiras etapas de Skimming e Scanning, é encorajada a leitura completa do artigo ou texto.


Dicas para Leitura Completa

Ao iniciar a leitura completa, caso ainda sinta algum tipo de insegurança, vá com calma e busque não se prender a detalhes e palavras desconhecidas. Se permita ler o texto completo mais de uma vez (e quantas vezes forem necessárias) e pelo menos na primeira vez não pare a leitura para buscar significados em dicionários. Por mais que você não entenda tudo, continue lendo até o final, para que você tenha uma ideia completa da obra.

Quando chegar ao final, se ainda existirem dúvidas, leia novamente e aí sim busque o vocabulário para uma compreensão mais profunda.


Ao pesquisar vocabulário, dê preferência para os dicionários da própria língua e evite usar o Google tradutor, pois nem toda tradução literal é correta.


Alguns dicionários em inglês para você usar:

https://www.dictionary.com/


https://www.merriam-webster.com/


https://www.thefreedictionary.com/


Gostaria de conhecer nosso método e teachers?

Agende sua Aula Experimental Gratuita de Inglês, Espanhol, Francês e/ou Alemão aqui!